7.2 – Troncal ou Interestação: linha que opera em uma artéria principal da cidade, ligando dois pontos de concentração de demanda. Geralmente ligando centro da cidade ao terminal ou ao centro de uma cidade metropolitana.
Abra o app do Google Maps e mantenha o dedo pressionado sobre o endereço que você quer ir. Toque em "Rotas" e, em seguida, selecione o ícone de transporte público. Passo 2. Toque sobre o trajeto no qual você quer ver o deslocamento do ônibus ou metrô.
São linhas que operam nas vias principais da cidade e tem como origem e destino grandes concentrações de demanda, seja no bairro ou no terminal.
Conjuntos de linhas ligando pelo menos dois municípios que fazem parte da mesma região metropolitana. São atendidos por ônibus urbanos comuns, com transporte de passageiros sentados e em pé.
SERVIÇO PERIMETRAL: formado pelo conjunto de LINHAS PERIMETRAIS; SERVIÇO SELETIVO: formado pelo conjunto de LINHAS que operam com características diferenciadas das demais LINHAS do sistema convencional, seja por tipo de operação, tipo de veículo, tarifa cobrada, dentre outras.
Linha radial: é a linha que liga um bairro, geralmente periférico, ao centro da cidade. Esse tipo de linha percorre grandes avenidas e possui uma alta demanda.
O prefixo é o número de identificação do ônibus. Ele possui cinco algarismos e fica localizado na frente, laterais, traseira e interior do veículo. É através dele que toda a equipe da SPTrans consegue identificar todas as informações sobre o coletivo.
EMTU tem aplicativo para celular Os usuários do Sistema de Transporte Metropolitano podem consultar, com o aplicativo EMTU/SP (Android e IOS), o itinerário e a localização dos ônibus intermunicipais (regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte, Baixada Santista e Sorocaba).
O padrão desse serviço no Brasil é uma frota de ônibus, muitas vezes sucateados, em número insuficiente para atender à demanda, e que disputam espaço em ruas já entupidas com automóveis individuais (faixas exclusivas para ônibus são raras). ...
Semidireto – O embarque e o desembarque são feitos no início e no final da linha, em estações rodoviárias e em um reduzido número de paradas intermediárias, autorizadas pelo Daer. Direto – Efetua embarque e desembarque apenas na origem e no destino da linha.