Fundado por imigrantes italianos, seu primeiro nome foi Società Sportiva Palestra Italia. Em 1942, quando estava estabelecida como uma força do futebol paulista, a equipe foi obrigada a trocar de nome, passando a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras em decorrência da Segunda Guerra Mundial.
Como o Palmeiras foi criado?
26 de agosto de 1914
Sociedade Esportiva Palmeiras/Fundação
O que o Palmeiras tem a ver com a Itália?
Fundado por imigrantes italianos em 26 de agosto de 1914 com o nome de Palestra Italia, o clube alviverde foi forçado a mudar de nome em 1942, devido altercações com o governo brasileiro, e passou a chamar-se Sociedade Esportiva Palmeiras.
O Corinthians surgiu em 1910 associado às camadas mais populares da sociedade paulistana. O Palmeiras surgiu como o representante da imensa comunidade italiana de São Paulo, com o nome de Palestra Italia - o nome Sociedade Esportiva Palmeiras foi adotado em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.
Qual a origem do nome do time do Palmeiras?
O Palmeiras, na verdade, nasceu de uma dissidência do Corinthians. O arquiinimigo, fundado em 1910, sofreu, quatro anos mais tarde, um racha que provocaria a debandada de parte dos dirigentes. ... Assim nasceu o Palestra Itália, nome original do Palmeiras. Claro, o detalhe da dissidência não tem registro oficial.
Qual é o significado da Palmeira?
A palmeira tem um significado esotérico da mais alta espiritualidade, representando ascensão, vitória, regeneração e imortalidade. As características da palmeira a distinguem de todas as demais árvores e são muito representativas pelo seu simbolismo intrínseco.
Quando começou a história da Palmeiras?
A História da Sociedade Esportiva Palmeiras começa no dia 26 de agosto de 1914, quando o clube foi fundado por imigrantes italianos na cidade de São Paulo com o nome de Palestra Italia.
Qual o apelido do Palmeiras?
Nos bastidores, o presidente alvinegro Wadih Helu disse que o Palmeiras tivera "espírito de porco" ao dizer não. Nascia ali, de forma negativa, o apelido do Palmeiras, citado entre torcedores rivais até a década de 1980.
Quais são as referências à palmeira?
As referências simbólicas feitas à palmeira mostram que esta árvore era então, como é agora, considerada como tipo de graça e de beleza. Cantares de Salomão (7.7) referem-se à sua elevada estatura – o salmo 92 (12,14) alude à sua verdura, fertilidade, e duração.