A cota capital é o valor que cada pessoa paga ao ingressar na cooperativa. Ela é paga somente uma vez, na abertura da conta, e é depositada em uma conta capital. Essa conta é importante para a sustentabilidade da cooperativa, e não pode ser movimentada como a conta corrente comum.
O saque permite o resgate imediato de 50% do valor disponível e os outros 30%, nos três anos subsequentes, ou seja, 10% a cada ano. O percentual restante permanece na Cooperativa como forma de permitir que o cooperado continue sendo sócio e se relacionando com a instituição.
A remuneração dos juros pagos sobre o capital deste ano (2020) será de 94% da taxa Selic. No ano anterior (2019) foi de 91%. Valor creditado automaticamente na conta corrente no primeiro dia útil de 2021.
Para retirar metade do capital, o associado precisa estar aposentado por invalidez ou ter, no mínimo, 10 anos de associação à cooperativa. Ter 60 anos de idade e, no mínimo, 10 anos de associação. Ou ter, no mínimo, 20 anos de associação.
O capital de sua Cooperativa é formado com o dinheiro de todos os cooperados. ... A soma dessas contribuições constitui o montante de recursos que a cooperativa dispõe para emprestar para os cooperados. Desta forma, o seu capital tem rentabilidade, pois é emprestado com retorno de juros.
O Sicoob tem uma linha de crédito exclusiva para você adquirir cotas e aumentar sua participação nos resultados da sua cooperativa: o Sicoob Cotas-partes. Ao contratar esse crédito, o cooperado aumenta suas cotas e, ao mesmo tempo, fortalece sua cooperativa. Valores financiáveis: pessoa física – até R$ 50 mil.
O resgate parcial do capital permanece para os associados que venham a se aposentar por invalidez ou que tenham mais de 60 anos de idade. Nos dois casos, é preciso ter, no mínimo, 10 anos de associação à cooperativa.
Ao se associar ao Sicoob, você adquire cotas da sua cooperativa. O valor dessas cotas é depositado na Conta Capital, uma conta individual, aberta em seu nome. ... Assim, quanto mais cotas você adquire, mais capitalizada será a sua cooperativa e maior a sua participação no crescimento dela.
O Capital Social é o somatório de todas as quotas-partes dos associados da cooperativa. A quota-parte é uma quantia em dinheiro que os associados depositam no momento em que entram na Cooperativa. Esse dinheiro contribui para o suporte das atividades financeiras da instituição.
O resgate da cota capital ocorre quando o produto recebe determinado valor da cota capital. Isso acontece quando há a desintegralização, seja por motivos de doença, aposentadoria, exclusão do cooperado ou outros motivos.