O boot é um termo utilizado para a realização do processo de inicialização forçada de um computador ao pressionar o botão "Ligar" da máquina, até o total carregamento do sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou Mac.
A sequência de boot ou sequencia de inicialização é a ordem dos dispositivos listados no BIOS em que o computador procurará um sistema operacional.
Sabe aquele som de "bip" que você ouve quando liga o computador? Isso é o indicativo de que o hardware está ok.
O BIOS, em PCs modernos, inicializa e testa os componentes de hardware do sistema e carrega um carregador de inicialização de um dispositivo de memória em massa, o qual inicializa um sistema operacional.
No setor de boot é registrado qual sistema operacional está instalado, com qual sistema de arquivos o disco foi formatado e quais arquivos devem ser lidos para inicializar o micro. Um setor é a menor divisão física do disco, e possui sempre 512 bytes.
É ele que passa as primeiras ordens para o processador, além de verificar quais itens estão instalados na máquina. O BIOS também é responsável por carregar a memória RAM, placa de vídeo, teclado, cachê básico e, por fim, possibilitar a inicialização do sistema operacional.
Corrente elétrica e BIOS O botão de energia é basicamente um interruptor, permitindo a entrada da corrente elétrica para os componentes da máquina. Isso permite a entrada de energia, que passa pela fonte de alimentação, passando pelas conversões necessárias, até chegar a todos os componentes com a voltagem correta.
Não existe ordem correta, existe a ideal baseada no perfil do utilizador. Na empresa deixo por padrão cd/dvd e depois HD, nos modelos mais atuais isso não faz diferença quando quer inicializar por outro dispositivo pelo recurso dos F´s para exibir tela de boot.
Ordem de Boot ou Sequência de Boot é uma função do sistema de priorizar um tipo de inicialização específica. A sequência pode ser alterada em setups de BIOS e UEFI. ... Nesta ordem o sistema irá priorizar a inicialização do sistema através do drive de CD.