Causas. A catalepsia patológica ocorre em determinadas doenças nervosas, debilidade mental, histeria, intoxicação e alcoolismo. Pode ser um sintoma de certas perturbações do sistema nervoso ou síndromes como o mal de Parkinson, síndrome neuroléptica maligna e epilepsia.
Um surto que deixa a pessoa parecendo uma estátua de cera O ataque cataléptico pode durar de minutos a alguns dias e o que mais aflige quem sofre da doença é ver e ouvir tudo o que acontece em volta, sem poder reagir fisicamente.
Paralisado é uma pessoa que sofreu qualquer acometimento que traga como deficiência motora uma paralisia, podendo ser esta por diversas causas, dentre elas traumática, infecciosa, idiopática, etc. Depois do acidente acontecido Christopher Reeves ficou paralisado do pescoço para baixo (exemplo 1).
Em vida, as células dos músculos contraem e relaxam devido à ação de duas proteínas filamentosas (a actina e a miosina), que deslizam uma ao longo da outra. Depois da morte, esgota-se a fonte de energia das células e os filamentos proteicos são bloqueados. Isto faz os músculos ficarem rígidos e prende as articulações.
Normalmente, a catalepsia é desencadeada pela excitação emocional. A perda dos movimentos podem ocorrer devido à incapacidade de regular o sono e os estados de vigília. Durante o estágio REM (rapid eye movement = movimento rápido dos olhos) do sono, há uma perda natural do tônus muscular.
A catalepsia é uma condição, na grande maioria das vezes, transitória, na qual o paciente apresenta uma incapacidade total para mover os membros, a cabeça ou até falar. Em alguns casos, os eventos de catalepsia podem ser confundidos com a morte, pois a respiração também é afetada.
A catalepsia é um distúrbio em que a pessoa não consegue se movimentar devido a rigidez muscular, não sendo capaz de mexer os membros, a cabeça e até sendo incapaz de falar.
Sintomas de Catalepsia
Principais causas Horários irregulares para dormir, como no caso de trabalhos noturnos; Privação do sono; Estresse; Dormir com a barriga para baixo.
A Rigidez Cadavérica ou Rigor Mortis é um fenômeno que ocorre entre 2 e 4 horas após a morte, impedindo qualquer movimento passivo nas articulações do indivíduo que faleceu. ... Já no óbito, a concentração de cálcio no citosol aumenta, mudando a conformação das proteínas regulatórias e, assim, actina e miosina II se ligam.