O que é um motor V6? Como o próprio nome já diz, esse motor é aquele composto por 6 cilindros, sendo 3 cilindros de cada lado. Apesar de ser mais compacto, o motor V6 tem um ângulo estreito — geralmente de 60° — e, por isso, apresenta uma maior vibração.
O motor V6 consiste em separar as estruturas em duas linhas de três cilindros, posicionando-as de forma angular. O ângulo varia de fabricante para fabricante, podendo ser de 18, 60 ou 90 graus, na maioria dos casos. Já um seis cilindros comum sempre possui a angulação de 180 graus – ou seja, é totalmente horizontal.
"Três, quatro, seis cilindros ou quantos quiser, não tem nada a ver com a questão de potência do motor. ... O que determina a potência do motor é o torque e a rotação. Já o torque é determinado pela quantidade de cilindradas cúbicas do motor.
O motor é composto por cilindros e o volume de todos os cilindros somados equivale a cilindrada do motor do veículo: 1.0, 1.6 e 2.0 são abreviações que dizem respeito ao volume do motor.
Motor V6: motor em V composto por 6 cilindros, sendo 3 cilindros de cada lado. Apesar de serem compactos, apresentam bastante vibração devido ao ângulo estreito (geralmente 60°). Motor V8: motor em V composto por 8 cilindros, sendo 4 de cada lado.
Teoricamente, o V12 é o motor mais bem balanceado, porque é a duplicação do seis-cilindros em linha, famoso por sua suavidade.
V6 é uma configuração de motor de combustão interna em que seis cilindros estão dispostos em duas bancadas de três cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V". Estes motores podem ser tanto de ciclo de Otto, quanto de ciclo Diesel.
Esse típico de motor "em linha" tem quatro cilindros, cada um com seu pistão. Os motores funcionam com pequenas explosões de gasolina misturada com ar comprimido, reação que ocorre exatamente nos cilindros. As explosões movimentam um pistão, que por sua vez aciona uma seqüência de engrenagens que fazem o carro andar.
Os motores dois tempos rotacionam em apenas duas rotações do pistão e que executam a admissão, a explosão e a exaustão enquanto os de 4 tempos precisa rotacionar 4 vezes para executar a mesma operação, razão pela qual os RPM`s das motos de motor 2 tempos são sempre mais altos do que aquelas com motorização de 4 tempos.
Em um motor de 1.600 cm³, por exemplo, em que a cilindrada de cada cilindro gira ao redor dos 400 cm³, o motor de 4 cilindros vem como número certo: o melhor rendimento volumétrico, o melhor rendimento térmico, a melhor relação do tamanho das válvulas com a câmara de combustão são todos indícios do caminho correto.