Uma unidade de disco rígido (HDD) é um dispositivo de armazenamento antigo que usa pratos mecânicos e um cabeçote móvel de leitura/gravação para acessar dados. Uma unidade de estado sólido (SSD) é um tipo de dispositivo mais novo e rápido que armazena dados em chips de memória que podem ser acessados imediatamente.
A memória SSD é uma hardware de armazenamento de dados usados em computadores mais recentes. É uma tecnologia muito diferente do HD, ou seja, disco rígido. Isso porque não possui discos ou agulhas no processo de gravação mecânica de dados.
O SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs).
Os SSDs mais comuns possuem dois componentes: a memória flash e o controlador. A memória flash é responsável por armazenar todos os arquivos e dados, enquanto os controladores gerenciam a troca de dados entre o computador e a memória. Como o SSD não tem partes móveis, toda essa troca se dá através de cargas elétricas.
SSD - Solid State Drive A principal vantagem sobre os discos rígidos tradicionais é a velocidade em guardar e acessar arquivos em seus chips de memória Flash. Como dissemos, as taxas de transferências ficam em torno de 500 MB/s, mas podem ultrapassar 7.000 MB/s em modelos mais modernos.
É aliar custo x benefício. Você usa um SSD com uma capacidade um pouco menor, suficiente e coloca o sistema e suas principais ferramentas nele, e usa um HDD, com bem mais capacidade, para guardar os arquivos mais pesados e que usa menos. E essa divisão tem mais uma vantagem: backup!
O SSD (solid-state drive) Os SSDs, ou unidades de estado sólido, têm esse nome por não contarem com partes móveis. ... A principal diferença para o HD, é que o SSD é mais rápido. Um SSD armazena dados em células de memória Flash, as mesmas presentes em smartphones e tablets.
O SSD (Unidade de Estado Sólido, em português) é um tipo de armazenamento mais rápido e silencioso que os HDD (Unidade de Disco Rígido, em português) convencionais de computadores e notebooks. O componente é essencial e garante mais velocidade em todas as tarefas, desde ligar o sistema até carregar programas e jogos.
A principal vantagem sobre os discos rígidos tradicionais é a velocidade em guardar e acessar arquivos em seus chips de memória Flash. ... Por isso, é comum encontrar máquinas com configuração parecida, mas com SSD de 256 GB com preço até mais alto do que um computador com HD de 1 TB.
Os SSDs costumam ter uma variedade em capacidade de armazenamento entre 120 GB chegando até 8 TB.