O organismo trabalha, constantemente, para manter o pH do sangue entre 7,3 e 7,4 (levemente alcalino). Este pH permite que as células consigam armazenar nutrientes em proporções adequadas para que elas realizem suas funções - como, por exemplo, a preservação dos ossos e músculos.
Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.
A Alcalinização do Solo é um processo químico em que concentra-se no solo uma grande quantidade de sais, o que gera o aumento do processo hidrogênico (pH). Este processo de pH tem em sua escala de 0 a 14, a 25°C, acima de > 8.
O nutrólogo Lair Ribeiro é um grande defensor do consumo de água alcalina no Brasil. "95% dos casos de câncer só se desenvolvem em ambientes ácidos. Ao ingerir água alcalina, você contribuiria para manter o organismo com um pH básico", afirma.
Alimentação é capaz de corrigir o pH do sangue Já alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como damasco, abacate, tâmara, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas e aveia contribuem para tornar o pH mais alcalino – portanto, devem ser evitados ou consumidos com moderação em casos de alcalose.
"O ácido cítrico do limão é em torno de 5 a 7% e, quando livre, ao ser ingerido é oxidado e se comporta como um "alcalinizante". Ou seja, é um neutralizante da acidez interna, estabilizando o pH do sangue", explica a nutricionista Jessica Ferreira, especialista em nutrição esportiva e doenças cardiovasculares.
Camila – É classificada como alcalina a água que tem o PH maior do que 7, possui teor de cloro e fluor reduzido, não contém metais pesados e nem compostos orgânicos não desejados. Ela apresenta seu PH entre 7,35 e 7,45, sendo essencial para mantermos a saúde. Quais os benefícios da água alcalina?
O pH do sangue pode sofrer uma pequena diminuição, ficando um pouco mais ácido, o que pode acontecer devido a situações como diabetes descontrolada, em caso de desnutrição, havendo consumo das próprias proteínas do corpo; bronquite crônica, uso exagerado de ácido acetilsalicílico, e dificuldade respiratória extrema.
Consuma castanhas e frutas como coco, azeitona e abacate, Óleo de coco e Manteiga com moderação. 10- Infusões fitoterápicos de gengibre, alecrim, hortelã, limão, canela, guaco e outras calmantes como camomila, Melissa e lavanda, ajudam na melhora respiratória.
Assim você descansa melhor durante a noite e acorda mais disposto no dia seguinte. Isso acontece porque a água morna com limão ajuda na digestão e na alcalinização do organismo, eliminando os incômodos digestivos e melhorando o pH do corpo.