"A responsabilidade solidária é aquela em que o credor, ele pode exigir de um ou de todos os devedores ao mesmo tempo a completude da obrigação devida, do débito devido. A responsabilidade subsidiária é aquela que o ordenamento jurídico impõe ao credor o respeito ao benefício de ordem dos devedores.
A subsidiária ocorre quando a empresa de fato responsável pela dívida comprovadamente não pode quitá-la. É preciso que os recursos neste sentido sejam exauridos para que a responsabilidade seja transferida para outra pessoa jurídica. ... Neste caso, não há um devedor principal, como ocorre na responsabilidade subsidiária.
Subsidiária é a responsabilidade assumida entre dois ou mais sujeitos, como é a responsabilidade dos sócios no que concerne às obrigações da sociedade empresarial, na forma do art. 1.024 do Código Civil, já mencionado. ... 96 do CPC, a responsabilidade dos sócios é, de regra, subsidiária.
Segundo o Código Civil vigente, responsabilidade solidária ocorre quando há pluralidade de agentes, tanto no polo passivo¹ quanto ativo², e sobre eles incorre a obrigação pelo débito todo, ou direito pela prestação inteira, como se cada um fosse o único credor ou devedor da obrigação.
Responsabilidade solidária - havendo pluralidade de devedores, o credor pode cobrar o total da dívida de todos ou apenas do que achar que tem mais probabilidade de quitá-la. A dívida não precisa ser cobrada em partes iguais para cada um. Todos os devedores são responsáveis pela totalidade da obrigação.
4. Referências. O artigo 1.024 do Código Civil brasileiro estabelece que a responsabilidade do sócio da empresa pelas dívidas da sociedade é subsidiária, ou seja, os bens particulares dos sócios que compõem a sociedade somente poderão ser executados depois da execução dos bens sociais.
A responsabilidade subsidiária determinada para outras pessoas jurídicas que não da administração pública, no caso de contratação de mão de obra terceirizada, só será aplicada a ela se comprovada a conduta culposa.
A responsabilidade civil é toda ação ou omissão que gera violação de uma norma jurídica legal ou contratual. Assim, nasce uma obrigação de reparar o ato danoso. ... Por isso, a responsabilidade é tão importante ao nosso sistema jurídico.