A solda MIG é indicada para soldagem de materiais não ferrosos tais como alumínio e suas ligas, cobre e suas ligas, bronze entre outros. ... A solda MAG é indicada para soldagem de metais ferrosos.
Solda MIG/MAG: A sigla MIG significa "Metal Inert Gas" e indica uma soldagem com gás inerte e eletrodo de metal. ... Solda TIG: A sigla corresponde às iniciais das palavras inglesas "Tungsten Inert Gas", que indica uma soldagem com gás inerte e eletrodo de tungstênio.
Vale lembrar que uma das principais diferenças entre solda MIG MAG e Eletrodo Revestido é que uma utiliza arame e gases através de uma tocha, enquanto a outra utiliza eletrodo com o revestimento responsável por liberar gases de proteção.
Soldagem por arco elétrico com gás de proteção, cuja sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), mais conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas), trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido ...
As principais vantagens da soldagem MIG/MAG são:
Em resumo, o sistema MIG (Metal Inert Gas) utiliza um gás inerte como proteção, que pode ser de argônio puro ou outras misturas, não há atividade física na poça de fusão. Já o sistema MAG (Metal Active Gas) utiliza como proteção, quase sempre, o dióxido de carbono (CO2), um gás ativo que interage com a poça de fusão.
Soldagem MIG é ideal para projetos grandes, com peças grossas e que requerem soldas repetitivas, ou seja, alta produtividade. O TIG pode oferecer maior "detalhe na solda", e é indicado para trabalhos que necessitam soldas mais pontuais.
Nos processos TIG de soldagem manual é necessário ter basicamente a tocha de soldagem com o eletrodo de tungstênio, a fonte de energia e o gás de proteção. Já a soldagem com eletrodo revestido é a forma mais comum de solda.