Descrição – é o tipo de redação na qual se apontam as características que compõem um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Narração – é a modalidade de redação na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.
Um texto narrativo precisa ter fato e sequência de ações. ... De acordo com Valladares, o objetivo de um texto descritivo não é narrar episódios, mas relatar uma cena. "Na descrição, como a palavra já diz, o texto se resume a descrever um acontecimento, pormenorizar detalhes sobre uma pessoa", avalia.
Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.
Narrar é contar algo que aconteceu; Descrever é dar detalhes do acontecido; Dissertar é defender um ponto de vista apresentando argumentos para isso.
Por exemplo, podemos nos deparar com contos em que o tipo textual predominante é o narrativo, mas que também possui o tipo descritivo. ... As tipologias mais usadas são: narração, descrição, dissertação (ou exposição), argumentação, informação e injunção.
tipologia descritiva (descrição): descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento. tipologia dissertativa (dissertação): defender uma ideia e expor uma opinião através de argumentações. tipologia expositiva (exposição): apresentar um conceito, uma ideia, ou informar sobre algo.
Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador.
Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo....Texto Narrativo