O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola. ... No contexto escolar, o currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural.
Como deve ser o currículo escolar?
Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...
O que é e para que serve o currículo escolar?
O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ela é o guia, mas cada instituição cria seu próprio currículo escolar.
Quais são os tipos de currículo escolar?
Quais são os diferentes tipos de currículo?
Currículo simples em texto.
Currículo cronológico.
Currículo temático.
Currículo combinado ou misto.
Vídeo-currículo.
Currículo com carta de apresentação.
Currículo com fotografia.
Quem participa da elaboração do currículo escolar?
Formado por membros titulares do MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Comitê deverá coordenar os processos e as equipes técnicas por etapas e disciplinas. Veja tudo o que muda no seu dia a dia com a BNCC lendo o Guia da Base.
Qual é a importância do currículo na educação infantil?
Um dos pilares do currículo escolar infantil é proporcionar o autoconhecimento à criança, criando condições para a construção da sua identidade pessoal e cultural, a fim de formar uma imagem de si mesma e dos grupos aos quais pertence nas interações e brincadeiras vivenciadas na escola.
O que o currículo escolar expressa?
O currículo escolar expressa tudo que acontece no cotidiano escolar. Todas as relações que chegam a escola são vividas pelos alunos e transmitidas no colégio faz parte do currículo. Na medida em que o cotidiano da escola é estabelecido devido a essa troca de informações, hábitos e costumes dos alunos.
O que deve ser considerado na construção do currículo?
Traga contribuições embasadas. Uma sugestão de alteração ou inclusão na proposta do currículo tem maior potencial de ser considerada se for bem justificada. ...
Considere o contexto regional. ...
Pense de forma interdisciplinar. ...
Reflita sobre a necessidade de complementações. ...
Analise as progressões.
Por que não usar a palavra "currículo" no currículo?
Talvez fosse melhor, portanto, confinar o uso da palavra "currículo" às actividades planejadas ou que resultem de alguma intencionalidade por parte dos professores e planejadores, tratando esses outros tipos de aprendizagem como resultados ocultos ou subprodutos do currículo, e não como parte do próprio currículo.
Como entender o termo "currículo"?
Teoria e Prática. São Paulo: Harbra. Pp. 03-07. Primeiro é preciso esclarecer o que devemos entender pelo termo "currículo". O termo é usado com vários sentidos e várias definições têm sido apresentadas, de modo que é importante estabelecer no início o que queremos que por ele se entenda em todo o decorrer deste livro.
Como montar o seu currículo?
Para que o seu currículo não se perca no meio de tantos outros, é importante saber estruturar o documento da forma correta. Dessa forma, o avaliador poderá, em poucos segundos, localizar suas qualificações, experiência e formação. Antes de montar seu currículo, conheça alguns pontos fundamentais:
Será que o currículo é oculto para os alunos?
Nesses casos, portanto, o currículo só é "oculto" para, ou dos, alunos. Se assim for, e onde for assim, os valores a ser aprendidos claramente como parte do que o professor planeja para os alunos devem, por isso, ser aceites como parte legítima do currículo.