Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) Conhecido também como Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) é uma mistura asfáltica executada em usina apropriada, composta de agregados minerais e cimento asfáltico de petróleo, espalhada e comprimida a quente.
O CBUQ faz parte do segundo grupo e é o revestimento asfáltico mais usado no Brasil. Ideal tanto para as ruas das cidades, quanto para as estradas, ele é composto por agregados minerais, também chamados de britagem, material de enchimento (filler) e ligante betuminoso.
CBUQ Faixa B: com uma espessura mais grossa, é um tipo de pavimento ideal para a fabricação da camada de ligação, também chamada de "binder", em vias urbanas e rodovias. ... CBUQ Faixa F: esse tipo de asfalto possui uma espessura mais fina e é mais utilizada em estacionamentos, ruas, garagens residenciais e condomínios.
Posto isso, segue abaixo uma lista dos diversos revestimentos asfálticos e os produtos NTA que podem compor os mesmos.
Fonte da Figura: Autor desconhecido. O revestimento asfáltico mais comum empregado no Brasil é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente, o CBUQ.
A densidade 2,34 t/m foi adotada por se tratar do valor máximo esperado para a densidade de uma mistura asfáltica no teor ótimo da dosagem pelo Método Marshall, quando são consideradas misturas asfálticas densas do tipo CBUQ ou PMQ, sob teores de ligante em torno de 5,2% em peso.
Sua sigla significa Concreto Betuminoso Usinado a Quente, ou seja, ele deve ser produzido em uma usina apropriada. O CBUQ é composto por uma combinação de ligante betuminoso, material de enchimento e minerais graduados, também conhecido como britagem.
Também chamado de CBUQ, é uma mistura normalmente composta de agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita), material de enchimento (Filler-cimento ou pó calcário) e ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo.
A fabricação do CBUQ é na faixa dos 175ºC para que não ocasione a queda da temperatura da mistura final. O CBUQ deverá chegar na pista de aplicação em temperaturas que variam de 1°C.
A reperfilagem consiste no nivelamento das irregularidades do pavimento existente, deixando a superfície pronta para receber a capa asfáltica. O serviço deve ser realizado com a motoniveladoras. O controle tecnológico da massa asfáltica deve seguir os mesmos parâmetros que a capa com CBUQ.