O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação. Possui como objetivos: ... C – neutro e proteção em um único condutor (PEN).
O aterramento funcional, que é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento; limitar as sobretensões devidas a manobras, descargas atmosféricas e contatos acidentais com linhas de ...
Aterramento Elétrico: Protege a sua integridade física A maioria das pessoas sabem que o objetivo do sistema de aterramento elétrico é garantir a segurança das pessoas que interajam com a energia elétrica de forma doméstica ou profissional. Esse assunto na abordado na NBR 5410 e também na Norma Regulamentadora NR10.
O aterramento funcional consiste, basicamente, na ligação de um dos condutores da instalação (geralmente o neutro) com a terra para manter o equilíbrio entre as fases do sistema e está relacionado ao funcionamento correto, seguro e confiável e também à proteção da instalação em caso de descargas atmosféricas.
O sistema de aterramento possui basicamente três funções, sendo uma delas fazer a proteção em caso de chuva com fortes descargas atmosféricas, pois o aterramento irá proteger o usuário do equipamento que está em uso, de maneira que seja criado um caminho alternativo para a passagem da corrente elétrica em direção à ...
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. "Descarregar" cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
Equipotencializar significa adaptar sistemas elétricos – e também demais estruturas e massas metálicas – para evitar que gerem descargas elétricas inesperadas e indesejáveis.
O aterramento elétrico de uma instalação é um sistema que assegura, em caso de falha no isolamento, que as partes metálicas dos aparelhos descarreguem a corrente elétrica no solo, sem afetar o usuário.
A desenergização é uma medida de segurança (NR-10) que permite controlar o risco elétrico, garantindo a segurança e a saúde do trabalhador.