A Assistência domiciliar (home care), definida como um conjunto de procedimentos hospitalares possíveis de serem realizadas na casa do paciente, abrange ações de saúde desenvolvidas por equipe interprofissional.
É considerada Internação Domiciliar o atendimento continuado, em domicílio, realizado quando o paciente apresen- ta estado de saúde que necessita de cuidados complexos e específicos, tais como os que são ofertados em am- biente hospitalar, e que só podem ser administrados por profissionais de saúde com formação e ...
A Atenção Domiciliar engloba serviços da área da saúde oferecidos no próprio domicílio do paciente. São atendidos casos em que o paciente teria a necessidade de continuar no hospital ou fazer consultas e procedimentos frequentes em ambulatórios, por exemplo.
O serviço de assistência médica domiciliar é dividido em três categorias: internação (indicado para tratamentos diferenciados após a alta hospitalar), atendimento (modalidade destinada aos cuidados de enfermagem) e monitoramento (caracterizado pelo auxílio e prevenção educativa aos pacientes que possuem patologias ...
Os objetivos do AD são: contribuir para a otimização dos leitos hospitalares e do atendimento ambulatorial, visando a redução de custos; reintegrar o paciente em seu núcleo familiar e de apoio; proporcionar assistência humanizada e integral, por meio de uma maior aproximação da equipe de saúde com a família; estimular ...
O serviço Home Care, também conhecido como atendimento domiciliar, trás à vida do idoso qualidade de vida, bem-estar, além de garantir a segurança que os familiares precisam com os cuidados necessários da pessoa querida.
A desospitalização é uma forma de internação na qual o paciente tem em seu domicílio toda estrutura existente em um Hospital.
Para que o serviço seja executado é necessário o cumprimento de requisitos básicos como: apresentar condições seguras de acesso ao domicílio do usuário; residir na área coberta pelo serviço; ter responsável, que deverá assinar um termo de compromisso e responsabilidade.
O atendimento domiciliar realizado por um profissional auxilia na diminuição do risco de contaminação e agravamento do quadro, busca a recuperação e reabilitação do paciente, além da promoção da saúde e prevenção de doenças.