Anvisa e a VISA são dois órgãos regulatórios, que atuam em âmbitos diferentes, conforme a organização estrutural de cada um. Os processos de regularização de produtos passam por esses órgãos e por isso, pode ser difícil entender as delimitações das competências de cada um.
Visa é uma norma que rege entre países para legalizar a entrada e a estadia de pessoas numa nação onde estas não tenham a nacionalidade, ou o livre-trânsito. Visa, por outro lado, é uma famosa marca de cartões de crédito e débito que funciona em todo o mundo.
Atua na regulamentação, controle e fiscalização de práticas e atividades, com a finalidade de realizar o interesse público de proteção da saúde da população, produzindo efeitos também sobre o desenvolvimento social e econômico do país, na medida em que busca estabelecer relações éticas entre a produção e o consumo de ...
O que é Vigilância Sanitária (VISA)? VISA é uma área da Saúde Pública, uma prática de saúde coletiva. Como atividade de saúde, a VISA integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e como tem poder de polícia só pode ser exercida pelo Estado.
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A ANVISA também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade.
Na sua rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como de prevenção a doenças evitáveis, a Vigilância Sanitária atua (com poder de polícia) na regulação dos produtos, propagandas, ambientes, serviços, procedimentos, processos e tecnologias que envolvam risco à saúde.