Ligação entre artérias, veias e nervos os quais estabelecem uma comunicação entre si.
Células anastomosadas : estão unidas através de prolongamentos citoplasmáticos; por exempol os neurônios e as células vegetais.
Existem três tipos de fibras extracelulares, as colágenas, as reticulares e as elásticas, e os tipos celulares podem ser divididos em células fixas (fibroblastos, células adiposas, células mesenquimatosas indiferenciadas e macrófagos),ou livres (monócitos, linfócitos, plasmócitos eosinófilos e mastócitos).
Os pericitos são células perivasculares essenciais na manutenção das funções metabólicas; mecânicas e de sinalização nos microvasos. ... As células foram isoladas de microvilosidades de placentas por digestão enzimática seguida de centrifugação em gradiente de Percoll.
[ Biologia ] Massa de citoplasma, com vários núcleos, que resulta da fusão de diversas células.
Endomísio (do latim Endomysium = dentro do músculo) é uma camada de tecido conjuntivo que encobre uma fibra muscular e é composta principalmente de fibras reticulares. ... Fundamental para a despolarização das fibras musculares.
Sarcômero é a unidade que se repete nas miofibrilas e é composto pelas proteínas actina, tropomiosina, troponina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos). É a repetição dessa unidade, o sarcômero, que dá a característica estriada ao músculo, como evidenciado na imagem abaixo.
O tecido muscular é composto basicamente por três tipos de fibras musculares: oxidativas de contração lenta (Tipo I, vermelhas e aeróbicas), intermediárias de contração rápida (Tipo II B, oxidativas glicolíticas) e as glicolíticas de contração rápida (Tipo II A, brancas, anaeróbicas).
O miocárdio é uma das paredes do coração, representa a porção intermediária e mais espessa, entre o epicárdio e o endocárdio. Ele é constituído por músculo estriado cardíaco e consiste em feixes entrelaçados de células estriadas cardíacas, imersas em tecido conjuntivo altamente vascularizado.