Observe que ao contrário da retificação de meia onda, onde em um dos semi ciclos não há fluxo de corrente, no retificador de onda completa ambos os semi ciclos são aproveitados, e a carga recebe sempre a corrente no mesmo sentido.
Um retificador de onda completa ou um retificador em ponte é equivalente a dois retificadores de meia onda voltados um de costas pro outro, com um retificador controlando o primeiro semiciclo e o outro o semiciclo alternado.
A ponte retificadora atua mantendo a tensão alternada "reta", ou seja, tensão contínua! ... Uma fonte de tensão alternada em um momento tem tensão positiva e em outro a tensão fica negativa. Cada parte é um semiciclo, ou seja, a tensão alterna entre semiciclos positivos e negativos, assim como mostra a imagem a seguir.
A grande diferença em relação ao cálculo da fonte em meia onda é o valor de Tc. Na fonte com retificação em onda completa Tc equivale ao período de meio ciclo, ou seja: ΔT = (1/60)/2 = 16,6mS / 2 = 8,3mS (meio ciclo de onda de 60Hz).
Tanto quanto sei, ambos fazem a mesma coisa enquanto a ponte está usando mais dois diodos, tornando-a mais cara. O retificador de TC possui metade do número de diodos e metade das perdas de condução do diodo.
O retificador de meia-onda consiste em um circuito para remover metade de um sinal AC (corrente alternada) de entrada, transformando-o em um sinal CC (corrente contínua). É constituído basicamente de um transformador, um diodo e uma carga.
O princípio básico de funcionamento de um diodo é: quando polarizado diretamente, conduz corrente elétrica e ao ser polarizado reversamente, ele bloqueia a corrente. ... Se o triângulo estiver apontado para o sentido da corrente, o diodo retificador vai funcionar como uma chave fechada e a corrente passará normalmente.
Cada diodo conduz durante um intervalo igual a 120o, Existe sempre dois diodos em condução, um no grupo positivo e outro no grupo negativo do conversor, Ocorre uma comutação a cada 60o, A freqüência da componente fundamental da tensão é igual a 6 vezes a freqüência das tensões de alimentação.
Esse circuito funciona com somente um diodo retificador. O diodo deixa passar toda a tensão durante o espaço de tempo do semiciclo positivo. Entretanto, durante o semiciclo negativo, não passa tensão alguma.
Em uma tensão de 12 Volts de corrente contínua, por exemplo, o sinal elétrico pode variar entre 11,99 e 12,01 Volts — uma variação minúscula, mas que pode provocar danos no sistema elétrico. Neste exemplo, a tensão de Ripple é a diferença entre as medições: 20 milivolts contínuos, ou, igual a 0.02 Volts.