A diferença mais clara é que a limpeza reduz até 80% da carga de microorganismos, enquanto que a desinfecção chega a eliminar 99% e a esterilização 100%, essa última aplicada em artigos e utensílios invasivos nos seres.
Os métodos de desinfecção podem ser físicos, por ação térmica, ou químicos, pelo uso de desinfetantes. Os físicos são os equipamentos de pasteurização como desinfetadoras e lavadoras de descarga. Os desinfetantes mais utilizados são a base de aldeídos, ácido peracético, soluções cloradas e álcool.
A esterilização é importante pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos, ou na realização de qualquer outro procedimento e ...
É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.
A limpeza consiste na remoção de qualquer sujeira visível a olho nu, sem a preocupação ou atenção ao percentual de sujeira removida, apenas no que o olho humano não vê mais. Podendo ser feita por um pano seco ou úmido. Por outro lado, a desinfecção tem como foco a eliminação dos microrganismos.
- Baixo Nível: Na desinfecção de baixo nível são destruídas bactérias em forma vegetativa, alguns vírus e fungos. ... - Alto Nível: nesse nível de desinfecção são destruídas bactérias, fungos e alguns esporos. Sobrevivem apenas alguns esporos bacterianos e os vírus lentos.
A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.
Nesses ambientes, a incidência de microrganismos que podem causar doenças graves é muito maior. ... Para garantir a saúde e a segurança de profissionais e pacientes, o ideal é submeter os materiais a um procedimento para a eliminação dos microrganismos danosos.