Um destaque é entre um lençol 150 fios que possui um toque suave e agradável com um lençol de 200 fios que também é 100% algodão porém pela quantidade de fios aplicado já se apresenta de forma mais macia e com um toque muito mais acetinado, o que irá gerar ainda mais conforto de uma durabilidade muito maior em relação ...
Os tipos de tecido: – Lençol "100% algodão": na linguagem popular, esse tipo de lençol é o que possui 150 fios e é 100% feito com algodão. Ele é macio mesmo tendo poucos fios na sua trama, é antialérgico, como todos os lençóis feitos com algodão puro, e o preço é baixo, se comparado aos demais.
O número mínimo de fios para que se tenha um lençol suave e macio é 200, e quanto mais esse número aumenta, mais leve o lençol será, aproximando-se do cetim. Existem lençóis com 600 fios ou mais, sendo esses os mais caros e valorizados do mercado. Lençóis que tenham menos de 200 fios são mais duros e ásperos ao toque.
Para um tecido ser considerado percal, ele deve ter no mínimo 180 fios por polegada quadrada. Neste tecido, os fios no sentido vertical e horizontal entrelaçam-se um a um, formando uma tela. O percal tem aspecto mais fosco.
Basicamente, quanto maior o número de fios, mais agradável e macio é o toque do lençol. Para se ter uma ideia, a maioria dos lençóis mais sofisticados possui a partir de 180 fios, porém é possível encontrar jogos de cama muito confortáveis com 150 fios.
Percal. Basicamente esse é um tecido de algodão persa. Todos as peças de um jogo de cama percal possuem mais de 180 fios. A principal diferença é em relação as suas tramas, que são mais finas, resultando em um material ainda mais macio.
Quanto maior o número de fios que se entrelaçam para formar os lençóis, mais macia, nobre – e cara – vai ser a roupa de cama. O número é a quantidade de fios presentes em uma polegada quadrada de tecido. Quanto mais fios por quadradinho, mais macia, nobre – e cara – vai ser a roupa de cama.
O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.
algodão Uma das maiores unanimidades é o algodão. É uma fibra natural que permite que seu corpo respire. Mas, dito isso, há vários tipos de lençóis de algodão, com mais fios, que vão aumentar ainda mais a qualidade e o bem-estar de quem usar esse lençol.
Entre os tecidos usados na confecção de edredons estão o algodão percal e o algodão egípcio, mais fino, ambos antialérgicos. Quem busca um produto de maior durabilidade, para uso em ocasiões especiais, deve optar por edredons entre 3 fios.