Dentro da gestão pública, a governança pode ser vista como um conjunto de ações que definem as responsabilidades e ajudam a desenhar os processos para tomadas de decisão. A governança é exercer autoridade e governar.
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Além de promover as melhores práticas de gestão empresarial e otimizar processos, a governança ajuda a facilitar o relacionamento com investidores, qualificar a percepção do mercado e aumentar o controle interno.
O Código de Governança Corporativa é o documento que consolida as práticas e princípios adotados pelo Banco relativamente aos aspectos de controle e direção, incluindo as formas e esferas de seu exercício, bem como os interesses de natureza empresarial que envolvem o relacionamento entre acionistas, Conselho de ...
A raiz da palavra governança vem de uma vocá- bulo grego que significa direção1. Assim, logicamente, o significado fundamental da governança é dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos.
Conheça os 3 principais tipos de Governança
Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre ...
A governança corporativa é o termo utilizado para representar o conjunto de normas, regras, condutas, processos e costumes norteadores da organização de uma empresa. O objetivo é propiciar uma condução mais assertiva dos negócios e oferecer uma estrutura corporativa sólida e ordenada.
A estrutura organizacional do BB contempla a Assembleia Geral, o Conselho de Administração – assessorado pelo Comitê de Auditoria, Auditoria Interna, Diretoria Executiva, composta pelo Conselho Diretor (Presidente e nove Vice-Presidentes) e pelos 27 Diretores Estatutários. Há ainda um Conselho Fiscal permanente.
O Programa se apoia em pilares que têm como objetivo prevenir, detectar e corrigir práticas inadequadas em atividades operacionais e de negócios da instituição. A cultura de controles internos e compliance, os princípios éticos e as boas práticas de governança corporativa são a base de sustentação desses pilares.