O que é enol? Os enóis nada mais são do que álcoois que têm um ou mais radicais de hidroxila (—OH), sempre ligados a um átomo de carbono insaturado. Assim, eles são estáveis e podem formar cetonas e aldeídos, variando entre esses elementos por meio do tipo de ligação e da posição em que ela se encontra entre eles.
É um enol muito utilizado em perfumaria e nas indústrias alimentícias e farmacêuticas como odorizantes. A molécula de vitamina C é um exemplo de enol mais estável. Ela apresenta duas hidroxilas ligadas a carbonos insaturados, no entanto, a presença do anel estabiliza essas ligações.
O enolato é uma espécie estabilizada por ressonância. Esta ressonância é a razão da elevada acidez dos hidrogênios a dos aldeídos e cetonas, uma vez que o aniôn enolato é mais estabilizado do que o composto carbonilo original. O enol pode ser identificado pelo grupo CH2=CH-OH ligado a outro radical como Ch2.
Os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado (que realiza somente ligações simples) de uma cadeia carbônica.
Observe as diferenças entre eles a seguir: Álcoois: diferentemente dos enóis, os álcoois têm a hidroxila ligada em um carbono saturado, isto é, que só faz ligações simples. ... O enol pode ser obtido também pela substituição de hidrogênios de carbonos de hidrocarbonetos com a dupla ligação, pelo grupo hidroxila (-OH).
Álcoois: diferentemente dos enóis, os álcoois têm a hidroxila ligada em um carbono saturado, isto é, que só faz ligações simples. ... O enol pode ser obtido também pela substituição de hidrogênios de carbonos de hidrocarbonetos com a dupla ligação, pelo grupo hidroxila (-OH).
Funções hidroxiladas: álcool, enol e fenol Se for um carbono que só faz ligações simples ("saturado"), identificamos a função como álcool. Se o grupo 'OH' se liga a um carbono pertencente a um anel benzênico (benzeno), dizemos que a função é fenol. ... Exemplo de enol – hidroxila em carbono insaturado.
O oxigênio de um enol é muito eletronegativo, o que provoca a atração dos elétrons da ligação dupla do carbono, que é uma ligação fraca e fácil de deslocar, formando um aldeído ou uma cetona.