A economia política é a ciência que estu- da a produção, circulação e distribuição de bens ao nível universal, ao nível de cada estado nacional, e, no máximo, ao nível de cada região.
Por "Economia Política" entende-se a disciplina, ou ciência, que, durante os séculos XVIII e XIX, desenvolveu-se com o objetivo de compreender e explicar os processos de produção, circulação e consumo de bens materiais, bem como das relações humanas que os permeiam.
A Economia Política foi uma ciência que se constituiu entre os séculos XVIII e XIX e que teve por objeto de estudo todo o processo econômico ou, em outros termos, o processo de geração de riqueza.
A Economia Política era concomitantemente análise factual e sistema de valores. ... Não havia uma distinção clara entre o que os economistas hoje chamam de Economia Positiva e de Economia Normativa, ou, então, de Análise Econômica e de Política Econômica.
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Parte do conceito de Economia, estabelecido pela Ciência Abstrata, ou seja, define o que são os fenômenos puramente econômicos. ... Define que a Economia Pura estuda a maneira como se administram os recursos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços e distribui-los para seu consumo entre os membros da sociedade.
A política econômica é uma série de ações planejadas e realizadas pelo governo, com o intuito de atingir determinada meta relacionada à situação econômica nacional. Em outras palavras, a política econômica é a forma com a qual o governo opta por dirigir economicamente a nação.
A grande tarefa da economia como área de estudos é compreender e organizar a distribuição dos recursos produtivos, que são escassos por natureza. Seu estudo ajuda a combater a escassez natural ao responder algumas perguntas básicas, a exemplo de: O que deve ser produzido? Qual quantidade deve ser produzida?
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.