É o ramo da química que envolve a separação, identificação e determinação das quantidades relativas dos componentes de uma amostra. QUAL É O OBJETIVO DA QUÍMICA ANALÍTICA? Desenvolvimento de métodos para a determinação da composição química dos materiais e o estudo da teoria em que se baseiam esses métodos.
A Química Analítica apresenta grande importância em todas as áreas da ciência. ... Na medicina, por exemplo, a Química Analítica está sempre presente, seja na determinação das concentrações de elementos para o controle de doenças, seja na análise de exames para diagnósticos mais precisos.
A Química Analítica se subdivide em dois tipos: Química analítica quantitativa e Química analítica qualitativa.
Análise qualitativa é um ramo da química analítica que visa reconhecer ou identificar os elementos ou grupos químicos presentes em uma amostra, bem como o estudo dos meios para identificar os componentes químicos de uma amostra.
A química analítica desempenha um papel cada vez mais importante na indústria farmacêutica, onde, além do controle de qualidade, é utilizada na descoberta de novos fármacos e em aplicações clínicas, onde compreender as interações entre a droga e o paciente são cruciais.
As técnicas analíticas instrumentais de maior uso nos laboratórios de análise química tanto para controle de qualidade como para fins industriais e ambientais são as cromatográficas, as eletroquímicas e as espectroscópicas.
Os métodos analíticos são classificados em clássicos ou instrumentais. Esta classificação é histórica, com os métodos clássicos precedendo os instrumentais por um século ou mais. Os métodos clássicos são subclassificados em métodos gravimétricos e volumétricos.