Significado de Conceptismo substantivo masculino Literatura Estilo caracterizado pelo abuso da fineza de espírito, pela abundância de ornatos, pela elaboração formal, pelo abuso dos concetti (conceitos, em ital.).
Cultismo – questionamento, responder à pergunta "como" das coisas; Conceptismo – reflexão, busca pela essência das coisas. Cultismo e conceptismo foram estilos literários utilizados no período Barroco.
Denomina-se culteranismo ou cultismo o aspecto do barroco voltado para o jogo de palavras, para o rebuscamento da forma, para a ornamentação estilística, para o preciosismo lingüístico, para a erudição minuciosa.
Escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista, isto é, que privilegia a retórica e o encadeamento lógico de ideias e conceitos. Estão formalmente divididos em três partes: Intróito ou Exórdio: a apresentação, introdução do assunto. Desenvolvimento ou argumento: defesa de uma ideia com base na argumentação.
O Barroco, na literatura, afirma-se em duas vertentes: a do conceptismo (também designado, por vezes, conceitualismo e conceptualismo) e a do cultismo. Apreciemos as linhas que caracterizam o primeiro comportamento literário.
O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
Desde os anos do sacerdócio, Vieira destacou-se como grande orador. A grande maioria dos seus textos foi escrita, portanto, no formato de sermões, ou seja, textos em prosa de orientação moral e religiosa que têm como objetivo argumentar e persuadir o leitor.
Ali, foi perseguido pela Inquisição portuguesa. Mas em 1669, depois de demonstrar arrependimento pelo crime de heresia, recebeu o perdão parcial, pois perdeu o direito de pregar. O padre foi viver em Roma.