A base conjugada de um ácido de Brønsted-Lowry é a espécie que é formada após o ácido doar o seu próton. O ácido conjugado de uma base de Brønsted-Lowry é a espécie formada após a base aceitar um próton.
Forma-se o par ácido-base conjugado: HCl e Cl-; e um segundo par conjugado ácido-base : H2O e h2O+. ... Chama-se de par conjugado, porque em ambos os casos, um doa o próton e se transforma no outro: o HCl doa o próton e se transforma em Cl- e o h2O+doa o próton e se transforma em H2O.
Portanto, o ácido h2O+, formado por protonação da base H2O, é chamado ácido conjugado de H2O; e H2O é a base conjugada de h2O+....Ácido conjugado.ÁcidoBaseHCl Ácido clorídricoCl− Íon cloretoH2SO4 Ácido sulfúricoHSO4− Íon sulfato de hidrogênioHNO3 Ácido nítricoNO3− Íon nitratoh2O+ Íon hidrônio ou hidroxônioH2O Água
Nestas reações, o ácido 1 (ácido HA) cede um H+ à base 2 (base B). Por outro lado, no sentido inverso, o ácido 2 (ácido HB+) cede um H+ à base 1 (base A-). Os pares HA/A- e HB+/B designam-se por pares conjugados ácido-base.
Se o HClO~4~ é um ácido , o ClO~4~– é sua base conjugada.
O. 2- é a base conjugada do íon H2PO4 -.
(V) O ácido h2O+ é mais forte que o ácido H2CO3. + é ácido conjugado da base Nh2. 01 B Segundo Brönsted-Lowry, quanto mais forte for um ácido, mais fraca será sua base conjugada.
A constante de acidez (Ka) geralmente é expressa pelo negativo do seu logaritmo (pKa). do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base. Quanto mais forte for o ácido, mais fraca será a sua base conjugada, e vice-versa!
Portanto, um próton no oxigênio (propanol) é mais ácido do que um próton em carbono (butano). Para determinar qual destes átomos é mais estável, temos de saber se estes elementos estão na mesma linha ou na mesma coluna de a tabela periódica.
(V) O ácido h2O+ é mais forte que o ácido H2CO3. + é ácido conjugado da base Nh2. 01 B Segundo Brönsted-Lowry, quanto mais forte for um ácido, mais fraca será sua base conjugada.