"Dia do Perdão"; em inglês transliterado Yom Kippur) é uma das datas mais importantes do judaísmo, celebrada uma vez por ano. ... Levítico 23:27 "Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis o vosso espírito; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR."
[Religião] Dia santo do calendário judaico, que celebra o arrependimento, a expiação e o perdão dos pecados.
A saudação comum durante o período do Yom Kipur é "Que você seja inscrito no Livro da Vida".
O Yom Kipur tem origem no pecado bíblico relacionado com o bezerro de ouro e cometido pelo povo judeu. Após este pecado Moisés rezou e ao décimo dia do mês hebraico de Tishrei, Deus perdoou os judeus, como está registado nas escrituras hebraicas.
Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Hosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico. Sua comemoração, em 2021, começa na tarde de 15/9 e vai até a tarde de 16/9.
Aliás, Yom Kipur em São Paulo era (e ainda é) o dia para se usar a melhor roupa que se tem. Os homens usam aquele super terno, digno de conhecer a rainha Elizabeth. As mulheres nem se fala, com vestidos decotados, jóias caras, cabelos super lisos e bastante maquiagem, tudo de bom tom, claro.
O Yom Kippur acontece oito dias depois de Rosh Hashaná e é o dia da expiação, do julgamento divino. O Yom Kippur começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (entre setembro e outubro do calendário gregoriano) e termina até o pôr-do-sol do dia seguinte.
"Josué falou ao Senhor no dia em que ele entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença dos israelitas: «Sol, detém-te sobre Gibeão, e tu, ó Lua, sobre o vale de Ajalon». E o Sol se deteve e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto está escrito no Livro do Justo.
Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Hosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico. Sua comemoração, em 2021, começa na tarde de 15/9 e vai até a tarde de 16/9. Esse feriado judaico é um dia de jejum extremo e de intensa oração.
Esta é a saudação usual durante Rosh Hashaná e, acredita-se, que, em Rosh Hashaná, o destino da humanidade seja registrado por deus no Livro da Vida.