A presença do pé plano entre os adultos, em alguns casos, é ocasionada por uma ruptura tendinosa, que pode ser tanto traumática, quanto degenerativa. Conforme o nível de gravidade do paciente, o pé plano poderá se apresentar acompanhado de dor intensa, desequilíbrio mecânico e desgaste funcional.
Pés planos, popularmente chamados de "pés chatos", é quando há o desabamento ou a não-formação do arco plantar, relacionado à falta de suporte do arco do pé e flexibilidade insuficiente dos ligamentos e tendões.
O tratamento para corrigir o pé chato deve ser recomendado por um médico ortopedista e consiste, principalmente, no uso de palmilhas, sapatos ortopédicos, na realização de sessões de fisioterapia, com exercícios que ajudam na formação da cavidade do pé, e também na prática de atividade física.
A hereditariedade é uma das causas conhecidas de Pé Chato e pode, ou não, estar associada à hiperfrouxidão ligamentar (excesso de flexibilidade), também comum em crianças. Entre outras causas conhecidas estão algumas más-formações ósseas ou de outras regiões, problemas nos tendões e outras deformidades.
Esta morfologia leva ao aparecimento de dores nos pés após longas caminhadas, e por isso seus portadores eram geralmente rejeitados no serviço militar da maioria dos países, pois estariam impedidos de marchar longas distâncias.
Principais motivos de reprovação no exame médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo: Tatuagens ligadas a atividades ilícitas, Cicatrizes cirúrgicas, Mordida cruzada, Mordida profunda, Dentes com cárie, Pés com Joanete, Pé chato e pé cavo, mais de 1,5 grau de miopia.
Tratamento de Pé chato