Herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela) e também o popularmente conhecido cobreiro (herpes zóster) e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex.
A herpes é uma doença altamente contagiosa que se pega através do contato direto com a ferida da herpes de alguém, pelo beijo, pela partilha de copos ou pelo contato íntimo desprotegido. Além disso, em alguns casos, também pode passar pela partilha de algumas peças de roupa.
O vírus do herpes simples tipo 1, que geralmente causa o herpes labial, espalha-se pelas formas de contato, como o beijo ou o compartilhamento de utensílios com uma pessoa infectada. Também pode ser transmitido pelo sexo oral.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de herpes labial são o aciclovir (Zovirax, Hervirax), o valaciclovir (Valtrex, Herpstal) e o fanciclovir (Penvir).
Isso costuma acontecer um ou dois dias antes de um sinal pequeno, duro e doloroso. Em seguida, normalmente, pequenas bolhas cheias de líquido surgem no canto da boca, onde a borda externa dos lábios encontra a pele do rosto. Feridas também aparecem ao redor do nariz, nas bochechas ou em outra região da face.
"As complicações mais frequentes do vírus herpes simples são infecções de repetição que podem chegar a atrapalhar o cotidiano e infecções secundárias da lesão. Nesses casos, uma bactéria infecta por cima da úlcera viral, aumentando o tamanho e a dor", explica a infectologista Keilla Freitas.
Não tem como a pessoa que tem herpes ficar "isolada" de tudo e de todos pelo resto da vida. Sabe-se que alguns fatores predispõem a reativação da infecção, como traumas (cirúrgicos ou acidentes), queda do sistema de defesa, estresse, exposição ao sol, etc.
A primeira ocorrência de feridas causadas pelo herpes genital costuma se manifestar no período de 10 a 15 dias.
Os sintomas da herpes se manifestam por cerca de uma semana e, depois, somem. Entretanto, como o vírus fica escondido no corpo, novos episódios podem ocorrer quando a imunidade sofre outro abalo.
Dor e coceira: os principais sintomas do herpes labial Dor, ardor e coceira são alguns dos sintomas citados pela especialista. Após isso, o quadro desenvolve para surgimento de vermelhidão local e bolhas com líquido no local.