O processo de corrosão dos metais se dá em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. O potencial de redução desses metais costuma ser menor do que o oxigênio e por isso eles cedem seus elétrons, oxidando-se.
A corrosão pode atingir qualquer tipo de caldeira, mas é possível prevenir o seu aparecimento. Alguns motivos são determinantes para que esse processo aconteça. Um deles é a falta ou ineficiência no tratamento da água que é transformada em vapor.
Esse termo é usado para denominar o processo de decomposição de todos os metais, também conhecido como enferrujamento. Na maior parte das vezes, a ação do tempo é a principal responsável por isso, mas alguns fatores aceleram e também há tipos diferentes de corrosão.
Os principais tipos de corrosão
A corrosão metálica pode ser definida como um processo espontâneo que ocorre frequentemente na natureza por ação de muitos fatores. ... O fenômeno da corrosão pode ser entendido como uma deterioração do material, devido às reações químicas e/ou eletroquímicas com o meio em que interage.
Chama-se corrosão um conjunto de fenômenos de deterioração progressiva do metais em consequência de reações químicas ou eletroquímicas entre o metal e o meio ambiente ou os elementos vizinhos, ou ainda outros metais em contato. ... A corrosão causa frequentemente a destruição completa do metal no fim de um certo tempo.
Formas mais simples de prevenção de corrosão envolvem evitar que as junções de metal acumulem água, sirvam como barreira ao ar atmosférico ou permitam que a água escorra entre as placas. Se não for possível inibir totalmente a passagem de água, a sugestão é criar quebras nas conexões para drenagem.
Como evitar a corrosão em caldeira É preciso remover a turbidez, clarificando o elemento. Além disso, é preciso remover a cor, os gases, o ferro, manganês, e fazer a desmineralização geral da água. Já o tratamento interno consiste na remoção do oxigênio da caldeira, fator fundamental contribuinte da corrosão.