Ênfase na beleza e na graça da melodia e da forma, proporção e equilíbrio, moderação e controle; refinada e elegante no caráter, com a estrutura formal e a expressividade em perfeito equilíbrio.
A música clássica surgiu na Europa pra divertir reis e rainhas por volta dos anos 1500. Além disso, era bastante usada também em cerimônias religiosas!
As principais divisões cronológicas da música clássica são: o período da música antiga, que inclui a música medieval (4) e a renascentista (14), o período da prática comum, que inclui os períodos barroco (16), clássico (17) e romântico (18), e os períodos moderno e ...
substantivo feminino [Música] Tipo de música elaborada, caracterizada pela simetria e equilíbrio sonoro, com origem nas tradições da música secular e litúrgica do início do século IX; música clássica: a proposta da Série Concertos é a difusão da música erudita, buscando aproximar o público em um processo de ampliação ...
Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. ... As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.
Nesse período, os músicos desenvolveram uma série de formas musicais. Uma delas foi a sinfonia, que é uma composição musical longa para orquestra. Outra foi a música para quarteto de cordas, uma composição musical para ser tocada por dois violinos, uma viola e um violoncelo.
A música clássica geralmente é tocada por orquestras, que são conduzidas por maestros. Os músicos que compõem a orquestra tocam diferentes grupos de instrumentos, todos com suas funções primordiais para a composição da obra.
Comumente chamada de clássica, a música erudita é definida como oposta à popular, caracterizada por um processo de composição mais sofisticado e por ser escrita em partituras. Sua história tem início na Europa do século 07, com origem na música litúrgica cristã.
Os estudos sobre a história da música ocidental costumam ser divididos, basicamente, em seis períodos: medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo. O destaque desta edição é o período que vai aproximadamente de 17, o chamado Classicismo.
Os dez maiores compositores da Música Clássica