Quais tipos de documentos tem guarda permanente?

Quais tipos de documentos tem guarda permanente?

São considerados de guarda permanente os documentos públicos indicados nas Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio e das Atividades-Fim e todos os processos, expedientes e demais documentos produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual até 40.

O que quer dizer arquivo em guarda permanente?

À guarda permanente destinam-se documentos essenciais à preservação da história e memória do Poder Judiciário, entre os quais estão relatórios, estudos, normas, projetos, informações de concursos, entre outros.

Qual é o prazo de permanência de um documento?

Qual é o prazo de guarda dos documentos? O tempo de arquivamento, conforme determina a lei, não vai além de cinco anos. Essa medida evita o acúmulo de papel e de espaço por um tempo longo demais. Esse prazo se refere, na maioria das vezes, apenas à fase corrente, ou seja, aquela em que o documento ainda vigora.

Como classificar os documentos de acordo com a destinação?

Como classificar os documentos de acordo com a destinação?

  • arquivos setoriais, que ficam nas empresas;
  • arquivos centrais: embora permaneçam na empresa por um longo tempo, podem ser acessados mediante necessidade;
  • arquivos intermediários: diferentemente dos dois primeiros, pertencem ao poder público.
  • Como classificar documentos de arquivo?

    Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte.

    Qual a diferença entre um arquivo corrente e um arquivo permanente?

    Arquivo Corrente: A formados por documentos com valor secundário. ... C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final. D formados por documentos com prazos precaucionais esgotados.

    O que é Tabela de Temporalidade de documentos do Pjerj?

    Tabela de Temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal.

    Quais as características dos documentos de acordo com o prazo de guarda?

    O prazo de guarda vincula-se à determinação do valor do documento, de acordo com os seguintes fatores : eqüência de uso das informações contidas nos documentos; existência de leis ou decretos que regulem a prescrição legal de documentos (prazos prescricionais);

    Qual é o prazo de guarda do contrato de trabalho?

    No entanto, em alguns casos é necessário armazenar os documentos trabalhistas por dez anos – como a folha de pagamento e o registro eletrônico –, além da recomendação de se arquivar os documentos relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por 30 anos.

    Como funciona o processo de guarda?

    • Como funciona o processo de guarda? Depois de entrar com o pedido de guarda, o tempo médio que demora o processo é de 4 a 6 meses, dependendo de cada caso. Se houver acordo entre os pais do menor, o processo pode ser resolvido em uma única audiência. Quando não há acordo sobre a guarda da criança, o processo pode durar até 1 ano.

    Qual é a base do processo de guarda de documentos?

    • A organização é a base de todo o processo de guarda de documentos. Mais do que colocar cada documento no lugar, é por meio dela que se estabelecerá parâmetros para a correta gestão dos documentos, definindo as coordenadas de localização e rotinas para a execução do trabalho, o que tornará a gestão dos documentos, de fato, estratégica.

    Como é o Arquivo Permanente?

    • Ao contrário dos que chamam de " Arquivo Morto ", o Arquivo Permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função do seu valor (Secundário), também chamado de arquivo histórico.

    Como funciona a guarda provisória?

    • Como funciona a guarda provisória? A guarda provisória busca regularizar a situação da pessoa que já cuida do menor, mas que não possui sua guarda pela justiça. Nesse caso, o juiz concede a guarda por tempo determinado a uma pessoa, e só depois é substituída pela guarda definitiva.