Os aromas naturais podem ser tanto de origem animal, quanto vegetal, dependendo da substância do qual será extraído. Um aroma natural de baunilha, por exemplo será de origem vegetal, enquanto um aroma natural de bacon, será de origem animal.
Os aromas idênticos aos naturais "são as substâncias quimicamente definidas obtidas por síntese e aquelas isoladas por processos químicos a partir de matérias-primas de origem animal, vegetal ou microbiana que apresentam uma estrutura química idêntica às substâncias presentes nas referidas matérias-primas naturais ( ...
A maioria dos aromas utilizada pela indústria hoje está na classe dos "idênticos ao natural" (sintéticos que possuem as mesmas moléculas dos naturais). "A diferença é o processo de obtenção dessas moléculas. Nos aromas naturais, elas são obtidas a partir de substâncias de origem animal e vegetal, por processos físicos.
Vale lembrar que os aromas naturais são constituídos por óleos essenciais, extratos, bálsamos, oleoresinas e oleogomaresinas e substâncias aromatizantes/aromas naturais isolados. ... Alguns produtos podem apresentar naturalmente mais de 1.000 substâncias que, em conjunto, conferem um aroma característico.
A maioria dos sabores é produzida em laboratório, para irritação dos naturalistas. ... Para criar um sabor artificial idêntico ao do maracujá, o aromista tem de decompor o gosto da fruta em cada uma de suas moléculas. Depois, ele sintetiza essas moléculas e as combina entre si, até adquirirem o gosto de maracujá.
Os aromatizantes são compostos naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sintéticos) que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis (alimentos industrializados) e odor aos produtos não comestíveis (cosméticos, aromatizador de ambientes, etc.).
Os aditivos aromatizantes intensificam o sabor original e/ou o aroma dos alimentos. Podem ser: Naturais: extraídos diretamente de vegetais, geralmente sob a forma de óleos. Artificiais: produzidos sinteticamente, tendo uma estrutura química não encontrada na natureza.
Aromatizantes – Flavorizante Os aromatizantes podem ser naturais, artificiais e naturais reforçados. Os naturais mais utilizados são aromas de alho e cebola e no caso dos artificiais o aroma de baunilha. São sempre representados com a letra F, sendo F.I as essências naturais, e F.
Os aromatizantes são compostos naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sintéticos) que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis (alimentos industrializados) e odor aos produtos não comestíveis (cosméticos, aromatizador de ambientes, etc.).
Os aromas idênticos aos naturais conferem exatamente o mesmo sabor da fruta em questão, por exemplo o morango. São moléculas criadas e desenvolvidas para replicar, de forma idêntica, a matéria prima original.