Os sintomas vão de dor forte e até queimação no peito, servindo de sinal para possíveis transtornos graves, sendo caracterizada por doença da gengiva, vírus do herpes simples, vírus da imunodeficiência humana, faringite, inflamação do esôfago, entre outros.
Para evitar a odinofagia, é importante mastigar bem os alimentos para não ingerir pedaços muito grandes e que dificultem a deglutição. Além disso, é necessário adotar hábitos saudáveis, de modo a preservar a sua saúde geral e evitar qualquer tipo de infecção que cause a condição, tais como a citada faringite.
substantivo feminino [Medicina] Ação de deglutir com dor; a deglutinação que ocasiona dores.
disfagia esofágica (transporte): ocorre na fase esofagiana da deglutição, também conhecida como disfagia baixa. Os pacientes, com frequência, referem sensação de alimento entalado.
Existem dois exames indicados para o diagnóstico da disfagia: o exame de videonasofibroscopia da deglutição, realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga em conjunto, e o exame de videodeglutograma (exame por rádio imagem)," ressalta a doutora.
O termo disfagia refere-se à sensação subjetiva de dificuldade na deglutição de líquidos e/ou sólidos. Diferencia-se da odinofagia, que se refere à deglutição dolorosa (GUSSO e LOPES, 2012).
Existem inúmeras causas para a odinofagia, sendo que a mais comum são as infecções que afetam a laringe e a faringe, como a laringite, a amigdalite e a faringite. Devido à inflamação no local, o paciente pode sentir um incômodo ao engolir que caracteriza a odinofagia.
Os médicos podem usar o termo amigdalite quando as amígdalas estão particularmente inflamadas ou o termo faringite, quando as amígdalas não estão particularmente inflamadas, ou quando as pessoas que não possuem amígdalas apresentam uma dor de garganta.
A disfagia – ou dificuldade de deglutição – pode ser de dois tipos: Disfagia orofaríngea: uma condição que afeta a cavidade bucal e a faringe, causando dificuldade para engolir; Disfagia esofágica: condição caracterizada pela dificuldade de passagem do alimento depois do processo de deglutição.
O paciente com disfagia orofaríngea tem dificuldade ou problemas ao engolir. A disfagia é uma condição comum em pacientes com doenças neurológicas (por exemplo, derrame, Parkinson, paralisia cerebral) e naqueles com tumores ou traumas da boca ou garganta.