O verbo adiantar, na aceção 3, faz parte das fraseologias «que adianta… ?» e «não adianta», que ocorrem respetivamente em frases interrogativas («que adianta chorar/muito dinheiro?») e negativas («não adianta chorar/muito dinheiro» ou «não adianta chorar sobre o leite derramado», com sujeito posposto, ou «chorar/muito ...
Esta expressão surgiu na época da seca em grandes fazendas de gado, quando as vacas se dirigiam em direção a lagos e pântanos em busca de água. Assim, ficavam atoladas no brejo e acabavam morrendo.
Se vir leite assim que acordar de manhã terá sorte ; mas derramar leite dá azar.
A expressão registada no Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, edição da Editorial Notícias, é «Não adianta chorar sobre o leite derramado»; significa «Não vale a pena lamentar o que já passou». Assim, as expressões «não adianta» e «de nada adianta» querem dizer «não vale a pena».
4. Não adianta chorar pelo leite derramado. Expressão que significa que não adianta mais lamentar ou reclamar sobre algo que já passou pois não há o que fazer para solucionar ou amenizar o fato. Pode variar em "não adianta chorar sobre o leite derramado".