Diagnóstico: Nevo Melânico Intradérmico. Os nevos são tumores pigmentados benignos, formados pela proliferação de melanócitos da junção dermoepidérmica. As células proliferadas formam ninhos e migram para a derme onde podem se agrupar a elementos derivados das células de Schwann.
O que é um Nevolo?
Nevos melanocíticos são pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e sinais.
O que é nevo melanocítico juncional?
A palavra "melanocítico" significa que esta pinta possui o pigmento melanina na sua composição. Este nevo pode ser juncional ou composto, dependendo das camadas da pele em que a pinta está localizada. Este é um resultado com que frequentemente nos deparamos quando é feita a biópsia de uma pinta suspeita de melanoma.
O que são nevos benignos?
Os nevos são pequenos tumores cutâneos, geralmente escuros, que se desenvolvem a partir das células produtoras de pigmento da pele (melanócitos). A maioria das pessoas tem alguns nevos, mas a tendência de desenvolver nevos atípicos é, às vezes, hereditária.
O que causa nevo Melanocitico?
Os nevos melanocíticos congênitos surgem quando, devido a uma mutação genética que ocorre após a formação do embrião, há uma falha no processo de migração dos melanócitos da crista neural para a pele.
Quais são os melanocíticos congênitos?
Nevos melanocíticos congênitos grande ou gigante podem ser acompanhados de nódulos proliferativos que geramente surgem nos primeiros anos de vida. Estes nódulos são elevações do NMC que variam em tamanho e cor. Frequentemente, estes nódulos são removidos sob suspeita de melanoma.
Como os melanócitos fazem parte do sistema imunológico?
Além de seu papel de proteção à luz ultravioleta, os melanócitos também fazem parte do sistema imunológico e são considerados células imunológicas.
Qual a indicação do tratamento para o melanoma?
Tratamento. A indicação base, mesmo se não for um melanoma, é que os pacientes utilizem filtro solar todos os dias no corpo e rosto. Essa é uma forma de prevenir a evolução do quadro para um problema mais sério. Em geral, os nevos melanocítos não precisam de um tratamento, exceto por sua remoção se o médico julgar necessário.
Como é um melanoma maligno?
O melanoma maligno é um tumor canceroso nos melanócitos (células de pigmento ). Em um primeiro momento um melanoma pode parecer como um sinal inofensivo, mas com o tempo, a estrutura torna-se mais desordenada e tende a aumentar, podendo se tornar até mesmo ulcerado.