Correspondência Externa: São cartas direcionadas para os clientes, como mala direta e press release, por exemplo. Veja alguns tipos de correspondência externa: 1. Carta Comercial: é um documento que tem como objetivo fazer uma comunicação comercial, empresarial.
A correspondência empresarial (conceito que será abordado mais adiante) deve ser elaborada de modo que, além de informar algo a alguém, procure persuadir o leitor com relação aos propósitos daquela comunicação e busque captar a atenção deste para tudo o que a organização pretende passar.
– Preparar a ficha de protocolo, preferencialmente em duas vias, e anexar a segunda via da ficha ao documento; – Arquivar as fichas de protocolo; – Acompanhar o trâmite de cada documento e verificar prazos, status e pendências.
O tipo de correspondência empresarial externa mais utilizado é a carta. Em razão dos objetivos da redação empresarial informar e persuadir, Kaspary (2002) argumenta que esse tipo de comunicação deve possuir principalmente seis qualidades: clareza, concisão, precisão, coesão, naturalidade e cortesia.
Empresarial – é trocada entre empresas ou entre estas e pessoas físicas; Oficial – acontece entre órgãos do serviço público ou entre os mesmos e a sociedade.
6.5 Toda correspondência, cujo destino for diverso de quaisquer dos Fóruns do Estado, é remetida via correios e deve conter os seguintes dados: destinatário, remetente, endereço, CEP e identificação do objeto a ser postado.
Carta, cartão postal, bilhetes, mensagens no whatsapp, tweets e e-mail são tipos de correspondências porque são meios de comunicação. ... A correspondência oficial é a comunicação entre os órgãos do serviço público ou autárquico, na troca de informações de interesse comum ou das partes.