A angústia pode ser entendida como um série de sensações que acontecem ao mesmo tempo: sensações físicas, como falta de ar, tontura, pressão no peito, aceleração nos batimentos cardíacos e também psicológicas, como pensamentos negativos, culpa, choro, medo, tristeza e ansiedade.
Significado de Angústia substantivo feminino Condição de quem está muito ansioso, inquieto; aflição. Ansiedade física acompanhada de dor; sofrimento, tormento. Inquietude profunda que oprime o coração: uma angústia mortal.
A palavra "angústia", do latim "angere", do grego "angor", tem a ver com estreitamento. ... Do ponto de vista psicológico, angústia significa a sensação de opressão interna, falta de paz, inquietude, podendo ter manifestações corporais, como aperto no peito, frio na barriga, tensão na nuca, bolo na garganta, etc.
5 dicas de como tratar a angústia e se curar
Algumas plantas são mestras para os casos de angústia, por seus princípios ativos e aromáticos....Plantas que nos ajudam a tratar da angústia
É comum sentir angústia quando nos deparamos com problemas, mudanças ou quaisquer outras situações difíceis, mas esse sentimento tende a tornar-se menos frequente e a passar. Sentir-se angustiado todos os dias gera um sofrimento constante e pode estar associado com dificuldades emocionais ou transtornos do humor.
Como quando a pessoa está ansiosa devido à um evento negativo e precisa descobrir como lidar com aquilo, ou seja, ela está ansiosa mas tem um motivo real para isso, trata-se uma ansiedade positiva. Já a angústia sempre está acompanhada do sofrimento, é uma implosão que sempre tem um aspecto negativo.
A palavra "angústia" tem a sua origem no grego "ANGOR", que no latim derivou "ANGUSTUS" que, por sua vez, significa 'estreitamento'. O verbo latino "ANGERE", que denota uma ideia de aperto e constrangimento, compartilha do prefixo 'ang' – estreitar, oprimir, apertar a garganta.
A angústia é resultante do excesso de questionamentos, incertezas e cobranças pessoais. A busca constante por respostas existenciais, o sentimento de culpa, a frustração e o medo são outros fatores que também podem trazer a sensação de angústia.