Os ramos da artéria carótida externa são: artéria tireoídea superior, artéria faríngea ascendente, artéria lingual, artéria facial, artéria occipital, artéria auricular posterior, artéria temporal superficial e artéria maxilar (interna).
A maioria das artérias da face são ramos da artéria carótida externa. O retorno venoso a partir da face é essencialmente superficial. A face recebe um rico suprimento sanguíneo proveniente de dois vasos principais: as artérias facial e temporal superficial.
A artéria carótida externa segue trajeto ascendente após a bifurcação da artéria carótida comum e saem dela em média oito ramos arteriais menores que vão irrigar a face e estruturas do pescoço, que em geral são: artéria tireoidiana superior (que vai irrigar a glândula tireoide), a artéria lingual (que irriga um ...
Os cinco ramos terminais do nervo facial - os ramos temporal, zigomático, bucal, mandibular marginal e cervical - estão intimamente relacionados à glândula parótida, pois emergem das bordas superior, anterior e inferior da glândula.
A artéria maxilar (ou artéria maxilar interna em textos mais velhos) é uma artéria que vasculariza as estruturas profundas da face....Ramos incluem:
As artérias carótidas primitivas ou comuns esquerda e direita são responsáveis por fornecer o sangue a toda a região da cabeça. A artéria carótida primitiva direita origina-se do tronco arterial braquiocefálico, enquanto a carótida primitiva esquerda origina-se directamente da crossa da aorta.
A artéria carótida interna é um dos dois ramos arteriais que emergem da artéria carótida comum, um vaso importante do sistema cardiovascular. A artéria carótida emerge direta ou indiretamente da arco aórtico, dependendo de qual lado do corpo se observa.
Nasce na artéria maxilar e irriga os músculos da bochecha e a mucosa da boca.
A língua dos vertebrados recebe suprimento sanguíneo oriundo das artérias linguais e sublinguais, sendo que a artéria lingual, em ungulados, pode originar-se tanto da artéria carótida comum como da artéria carótida externa (LESBRE, 1923; DULZETTO, 1968; GETTY, 1981; SCHALLER, 1999; BERNARDINO JÚNIOR et al., 2003; SILVA ...