Dor nas unhas pode ser sinal de diversos problemas que afetam as unhas dos pés ou das mãos. Sendo que as lesões provocadas por traumas ou compressões estão entre as principais causas de unhas doloridas, essas lesões muitas vezes decorrem do uso de calçados apertados e erros na hora de cortar as unhas.
Para tratar a unha inflamada, deve-se cortar a ponta da unha que está causando a inflamação com uma tesoura esterilizada, aplicar analgésicos locais para aliviar as dores, e nos casos mais graves, fazer uma cirurgia para extração da unha.
Esse "corpo estranho" pode ser causado por diversos fatores como: uma unha encravada, um pedaço de unha que ficou, um machucado ou uma cutícula que cutucamos demais. Os principais sintomas da infecção são: vermelhidão, dores e latejos no local.
Olá! As unhas rachadas podem ocorrer por uma série de influências, desde externas (produtos irritantes e falta de hidratação) até internas (doenças tireoidianas, hipovitaminoses, e outras doenças crônicas), por isso, é necessário um exame com o dermatologista para direcionar o tratamento mais adequado.
O tumor glômico é um tumor benigno do corpo glômico, que é uma estrutura vascular que participa do controle do fluxo sanguíneo e da regulação da temperatura. A localização mais comum do tumor glômico é embaixo da unha e é a causa de uma dor muito intensa quando há uma pressão direta na região.
Algumas pessoas sentem dor nas unhas após retirar o esmalte, porque a lâmina ungueal delas é muito fina e fica exposta.
Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias. - Unhas arrancadas.
Tente "levantar" a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.
A sensação de dor ungueal – a chamada unha dolorida – normalmente ocorre acompanhada de alguma deformidade, ou seja, de alguma alteração do formato das unhas. A causa mais comum é a unha encravada, que já discutimos em outro artigo.
Principais sintomas