Os principais personagens da obra são:
Publicado no jornal A ESTAÇÂO entre 18, a temática central conduz o leitor a uma eterna reflexão sobre os limites entre a insanidade e a razão; o poder da palavra, a loucura da ciência e as relações estabelecidas na sociedade do período.
A loucura, como vista por Machado de Assis d'O Alienista, é uma forma de controle que atinge os costumes e a política, adequando os interesses da razão iluminista e seu projeto de esclarecimento ao jogo de poder presente no aparelho político local.
Tempo / Ação Percebe-se que toda a história se passa no passado, havendo o uso do flash back: "As crônicas da Vila de Itaguaí dizem que, em tempos remotos, vivera ali um certo médico: o Dr. Sr. Bacamarte.
Trata-se da estória do Dr. Simão Bacamarte e do estudo da loucura que ele empreendeu em algum lugar fictício e bem machadiano: Itaguaí. O Dr. Simão Bacamarte é o personagem principal dessa sátira.
Porfírio Caetano das Neves, apelidado de Canjica, é o barbeiro, que liderará a rebelião contra o Dr. Simão Bacamarte. O motim levou o nome do barbeiro, e ao movimento refiro- me como a Revolta dos Canjicas.
Bacamarte resolve se dedicar aos estudos da psiquiatria e constrói na cidade um manicômio chamado Casa Verde para abrigar todos os loucos da cidade e região. Em pouco tempo o local fica cheio e ele vai ficando cada vez mais obcecado pelo trabalho.
O verdadeiro Simão Bacamarte, personagem criado pelo genial Machado de Assis, é um médico que conquistou respeito no Brasil e no exterior e que, de volta à sua terra natal, Itaguaí, dedicou-se aos estudos de psiquiatria, construindo na cidade um manicômio batizado como Casa Verde, que abrigou, inicialmente, os loucos ...
Em "O alienista", a loucura é apresentada como uma patologia mental, muito embora os processos, que a identificam dessa maneira, sejam sociais, isto é, os indivíduos que destoam de um comportamento, socialmente instituído, são considerados loucos.
Dr. Simão Bacamarte é um bem-sucedido médico da pacata Itaguaí, onde empreende esforços para entender e tratar os casos de loucura. Para tal, cria o Manicômio Casa Verde, com objetivo de abrigar todos os loucos da cidade e da região.