Fatores que favorecem o ataque de pragas Plantio de variedades suscetíveis ao ataque das pragas; Falta de rotação de culturas nos agro ecossistemas; Plantio em regiões ou estações favoráveis ao ataque de pragas; Adoção de plantio direto (geralmente há um aumento de insetos que atacam o sistema radicular das plantas);
Essa inadequação pode ter origem em diversos fatores, como o clima impróprio, a umidade do ar elevada ou baixa, luminosidade inadequada, excesso ou falta de irrigação, deficiência nutricional ou até mesmo o excesso de adubação.
Não é possível dizer que um inseto encontrado sobre uma planta qualquer sem maior importância econômica seja uma "praga". ... Na realidade, essas espécies todas fazem parte de um delicado e importante, equilíbrio biológico natural, cuja perturbação pelo homem pode resultar no aparecimento de pragas.
O controle de pragas cultural consiste na utilização de medidas capazes de afetar a disponibilidade de alimento ao inseto, reduzindo assim, a incidência da praga.
Fatores como umidade, temperatura, vento, gotas de água, luz, acidez do solo e oxigênio também são responsáveis pela disseminação ou redução dos patógenos.
Esse controle é feito usando equipamentos que deverão conter ou matar as pragas. Muitos equipamentos são conhecidos, como ratoeiras, papeis adesivos e armadilhas de captura. Podem ser usados aparelhos ultrassônicos e telas, que servirão para afastar esses animais ou impedir o seu acesso.
"Os prejuízos causados pelas pragas são em diversos níveis. ... Ele conta que, além dos gastos relativos à compra dos agrotóxicos e à quantidade de vegetais destruídos pelas pragas, existe ainda um desgaste relativo durante a aplicação dos pesticidas: "Acontece um amassamento e queda das folhas, quando esbarramos nelas.
Um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.
O alerta é do ecólogo Carlos Roberto Fonseca, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que se interessou por animais que costumam passar despercebidos: insetos monófagos, especializados em comer uma única espécie de planta.
Significado de Praga substantivo feminino Ação de imprecar, de amaldiçoar, de desejar males a alguém; maldição. [Botânica] Animal nocivo ou doença capaz de destruir plantas ou plantações. [Botânica] Erva daninha; planta que causa danos a outras. Grande calamidade ou tragédia que afeta muitas pessoas.