A Casula é uma veste litúrgica que pode ser confeccionada em seda ou damasco (tradicionalmente), em paramentos do século XVII e/ou XVIII. ... A Casula é uma veste que simboliza o "Planeta" por sua forma arredondada, que tira o Sacerdote do mundo terreno, para o Espiritual.
Juntamente com o Cíngulo e também o Manípulo (extinto em algumas localidades), a estola simboliza os laços e algemas com as quais Jesus estava vinculado durante a sua Paixão. Também representa o poder e autoridade do sacerdote na celebração litúrgica.
A batina ou sotaina é uma roupa eclesiástica, própria dos clérigos (diáconos, presbíteros - padre e bispos).
Veste litúrgica ou Paramento Litúrgico refere-se a todas as roupas prescritas, obrigatórias ou facultativas, para a celebração de qualquer liturgia ou culto....Protestante
Dalmática é o traje litúrgico próprio do diácono na Igreja Católica. É colocada sobre a alva (túnica) e a estola. É utilizada na celebração da missa. Aberta dos lados, tem as mangas largas e curtas.
1. [ Liturgia ] Cordão com que o sacerdote aperta a alva em roda da cintura. 2. [ Biologia ] Estrutura semelhante a um cinto.
ca·çu·la la. 1. Diz-se de ou filho mais novo (ex.: filho caçula; a caçula é muito rebelde).
O clero empregou como uma marca distintiva o tippet ou lenço mencionado acima, uma ampla faixa de seda preta desgastada em estola, mas não deve ser confundida com a estola, uma vez que não tem significado litúrgico e originalmente formou uma mera parte do clérigo vestido ao ar livre, antes da reforma na Inglaterra, os ...
O clérgima, ou colarinho clerical, é uma gola branca que envolve o pescoço e geralmente é fechada na parte de trás, formando um quadrado na frente.