O que são? Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.
Podemos distinguir muitas variedades de tumores de mama benignos, dependendo da área ou tecido em que elas surgem. Os tipos mais comuns são: fibroadenomas, cistos e doença fibrocística da mama.
Principais causas benignas de nódulo na mama
A forma de um nódulo deve ser descrita como: redonda, oval, oval macrolobulada ou irregular. Um nódulo REDONDO é esférico, circular ou globoso. Um nódulo OVAL tem forma oval ou elíptica e pode apresentar até 3 ondulações (nessa situação ele é descrito como OVAL MACROLOBULADO ou MACROLOBULADO).
Para medir a capacidade do classificador em discriminar um nódulo maligno ou benigna é utilizado o método conhecido como área sob a curva ROC (em inglês Receiver Operating Characteristics), designada por Az (WOODS; BOWYER, 1997; DELEO; CAMPBELL, 1995; DELEO, 2002).
À direita um típico nódulo benigno de mama após sua retirada. Como é realizado? Faz-se um corte (incisão) na mama e abertura dos tecidos até que o cirurgião encontre a lesão. Ela é então pinçada e de forma cuidadosa separada do tecido mamário com auxílio de uma tesoura específica ou um bisturi elétrico.