A língua padrão, que na sociolingüística anglófona se denomina standard language, é a variedade culta formal do idioma. ... Ocorre que a língua culta, isto é, a das pessoas com nível elevado de instrução, pode ser formal ou informal. A língua padrão é a culta, sim, mas limitada à sua vertente formal.
Significado de Norma-padrão substantivo feminino [Gramática] Regra que serve de padrão, de modelo para outras regras, normalmente se refere à norma que está estabelecida nas gramáticas normativas.
Variedade padrão, língua padrão ou norma culta: baseada no "modo de falar e escrever" dos grupos de maior prestígio cultural, político e econômico; caracteriza-se pelo uso de estruturas frasais mais complexas, pelo vocabulário mais elaborado e pela observância às regras da gramática normativa.
A linguagem culta ou formal é aquela em que as pessoas falam de acordo com as regras gramaticais. Também chamada de norma padrão, nela se escolhe com mais cuidado o vocabulário utilizado na comunicação. É a linguagem usada na escrita e que aprendemos na escola.
Somos falantes hábeis, capazes de perceber quando e como empregar cada uma das variedades. Sabemos que há situações em que devemos preferir a variedade padrão, pois será a mais adequada, aquela que estabelecerá uma maior sintonia entre os interlocutores.
Norma-Padrão é a forma correta de se escrever e pronunciar. É contudo, uma regra que deve ser seguida por todos. Daí vem o nome.
Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.