Vários fatores são importantes para o retorno venoso para o coração.
A aplicação de pressão positiva nas vias aéreas causa variações do volume pulmonar e aumento proporcional da pressão intratorácica (PIT). Como resultado destas variações, ocorre aumento da pressão atrial direita, que por sua vez é determinante do retorno venoso.
O gradiente de pressão para o retorno venoso é a diferença entre a pressão média de enchimento sistêmico e a pressão atrial direita (PAD). Quando a pressão atrial direita eleva-se até igualar à pressão média de enchimento sistêmico, todas as outras pressões na circulação sistêmica também chegam a essa mesma pressão.
Exercitar as pernas estimula a circulação, pois aumenta o retorno venoso e acelera a velocidade da circulação do sangue. O exercício atua como uma bomba, que ajuda o sangue ir das pernas para o coração.
O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.
O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo.
A utilização da VNI em pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) promove alterações hemodinâmicas positivas do ponto de vista clínico, como aumento da pressão intratorácica, que impede total enchimento cardíaco, reduzindo a pressão transmural e a pré e pós-carga do ventrículo esquerdo, facilitando o curso e ...
Quando ocorre o aumento da pressão intratorácica durante a ventilação com pressão positiva, a pressão transmural do VE e o RV diminuem e o volume alveolar aumenta, causando aumento da RVP. Em decorrência desses fatores, ocorre aumento da pós-carga do VD, sobrecarregando o mesmo.
O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeado para a aorta a cada minuto, pelo coração. Também é a quantidade de sangue que flui para a circulação. O retorno venoso é quantidade de sangue que flui das veias paras o átrio direito a cada minuto. O retorno venoso e o débito cardíaco devem ser iguais um ao outro.
A pressão positiva aplicada nos pacientes com ICC causa redução significante na pressão transmural do VE (índice de geração de força sistólica miocárdica) e na FC (consumo de oxigênio) associado à diminuição da freqüência respiratória (f), resultando assim na diminuição do consumo de energia muscular e miocárdica, ...