A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.
Receita é o que você ganha em um determinado período, normalmente, usamos um mês. Para calcular a sua receita, leve em conta o seu salário líquido, que é o valor que você efetivamente recebe depois de descontados os impostos e os benefícios.
De forma geral, a receita de vendas corresponde a todos os valores que a empresa recebe por seus produtos ou serviços. Ou seja, todas as transações comerciais que têm a ver com a atividade da organização estão registradas na conta receita de vendas.
Isso quer dizer que a receita é tudo o que a companhia ganha com venda de serviços, produtos, aplicações financeiras, etc. As receitas fazem parte do cálculo dos lucros, representando o lado positivo da conta, e podem determinar um acréscimo no patrimônio da empresa.
16 - Receita de Serviços: é o ingresso proveniente da prestação de serviços de atividades comerciais, financeiras, de transporte, de saúde, de comunicação, de armazenagem, e serviços científicos e tecnológicos de metrologia e outros serviços.
Despesa é o valor gasto para administrar e sustentar o funcionamento da organização, sem que tenha impacto direto no processo de produção. Uma das exigências mais importantes de uma boa gestão empresarial é a correta análise dos gastos organizacionais, o que inclui compreender a diferença entre custo e despesa.
A receita de empresa é todo o dinheiro recebido vindo das atividades da organização. Isso quer dizer que a receita é tudo o que a companhia ganha com venda de serviços, produtos, aplicações financeiras, etc.
Quanto a receita pessoal seria tudo o que serve como fonte de renda, em geral o salário, contudo, podem ser receita o rendimento com investimentos, ganhos como freelancer, rendimentos com pensões e aposentadoria, ganhos com alugueis, ganhos com ações e etc.
Responder essas perguntas e ter isso bem mapeado é o primeiro passo para separar as finanças. A forma mais simples de fazer isso é anotando – seja em uma planilha online ou em um caderno. Em um lugar, coloque todas as contas da empresa (entradas e saídas). Em outro, anote os gastos pessoais (fixos e variáveis).