No texto Platão utiliza elementos simbólicos como o sol, a caverna, o fogo, as estatuetas, o mundo real, a luz, mundo exterior, onde podemos fazer comparação com o nosso conhecimento humano, com as nossas experiencias, com a nossa realidade.
Quais os significados dos elementos do mito alegoria da caverna?
Interpretação do Mito da Caverna Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. As sombras projetadas em seu interior representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e a opinião que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao senso comum.
Qual a mensagem do mito da caverna de Platão?
Com o mito da caverna, Platão quis dizer que os seres humanos, enquanto "presos" naquilo que estão vendo, estão diante de uma realidade distorcida, criada e imposta para crer como verdade, como, por exemplo, a cultura, notícias, crenças, preconceitos, etc.
Qual é o mito da caverna?
Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna é um diálogo platônico que alude à preponderância do conhecimento racional sobre o conhecimento vulgar. ... Trata-se de um diálogo travado entre Glauco e Sócrates, em que este conta uma história a Glauco para falar-lhe sobre o conhecimento humano.
O que quer dizer o mito da caverna de Platão?
A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso. ... Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro.
O que representa o mundo da caverna em nosso dia a dia?
Caverna: é o nosso corpo, que segundo Platão, seria fonte de engano e dúvida, pois ele nos ilude na forma como apreendemos as aparências das coisas, nos fazendo acreditar que essas são as próprias coisas. ... A luz do Sol: a luz solar no exterior da caverna simboliza o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.
Qual é o mito da caverna?
O Mito da Caverna - ou a Alegoria da Caverna - é um texto escrito pelo antigo filósofo grego Platão. Essa é uma metáfora de caráter filosófico-pedagógico que exibe um diálogo entre o pensador e mestre de Platão, Sócrates, e a personagem Glauco, um jovem aprendiz.
Quais são os principais elementos da caverna?
Os principais elementos estão dispostos abaixo: Prisioneiros: os prisioneiros da caverna somos nós mesmos, os cidadãos comuns. Caverna: é o nosso corpo, que segundo Platão, seria fonte de engano e dúvida, pois ele nos ilude na forma como apreendemos as aparências das coisas, nos fazendo acreditar que essas são as próprias coisas.
Qual a simbologia da caverna?
O conto nos apresenta alguns ensinamentos através da simbologia. Dessa forma, a caverna pode representar nosso mundo interior, nossas limitações e "zona de conforto". Já os prisioneiros são todos os indivíduos, que na realidade vivem em um tipo de "escravidão inconsciente".
Quais são os conhecimentos errados da caverna?
Eles são, segundo Platão, conhecimentos errados que adquirimos através dos sentidos de nosso corpo e da vida cotidiana. Sair da caverna: a libertação do prisioneiro e a sua fuga da caverna simboliza a busca pelo conhecimento verdadeiro. A luz do Sol: a luz solar no exterior da caverna simboliza o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.