Quais documentos levar?
O Responsável Familiar deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora, serviço prestado pelas prefeituras. Em algumas localidades o cadastramento é feito também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.
Qualquer pessoa (funcionários do departamento de Recursos Humanos, contadores, empregados de escritórios de contabilidade que prestam serviços para a empresa) devidamente autorizada pelo representante legal da empresa, que tenha sido cadastrada em uma agência da CAIXA para essa finalidade.
RG, CPF, carteira profissional, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento; Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam; Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).
Apesar de ter sido criado pelo governo federal, são as prefeituras que fazem e atualizam os cadastros. A vantagem é que isso facilita o acesso para você. Então, após realizar o seu cadastro, em até 45 dias será liberado o número do seu NIS.
Sim, os dados cadastrais podem ser atualizados. Se for somente no endereço e nos meios de contato, a atualização poderá ser feita pelo telefone, no atendimento ao cidadão, e as demais alterações deverão ser feitas em agência da Caixa.
O processo também é feito em um CRAS ou postos do CadÚnico ou do Bolsa Família. Um membro da família, chamado de Responsável pela Unidade Familiar, se encarregará de repassar as informações. A pessoa deve ter pelo menos 16 anos, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor e ser preferencialmente mulher.
Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.
O cadastro do NIS pode ser realizado no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de seu município. Caso tenha perdido seu Número de Identificação Social, é possível descobri-lo online no portal de Consulta Cidadão do Governo.