Nas reações, há dois tipos de substâncias principais: os reagentes, que são os componentes originais que se misturam e reagem entre si; os produtos, que é o que resulta da reação, depois das transformações.
Para representar a reação química, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformação. Em cima da seta, são utilizados alguns símbolos indicando as condições nas quais a reação deve ocorrer.
As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior.
Uma reação química é uma transformação da matéria em que ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos.
Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito.
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto. ... Reação de dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.
As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.
Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias. A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química.
Existem vários tipos de reações químicas, mas todas são representadas por equações químicas. Quando ocorre uma mudança ou transformação em uma substância em que a constituição da matéria é alterada, dizemos que este é um fenômeno químico, ou melhor, que ocorreu uma reação química. Reação de formação da água.
A equação química é uma representação internacional das reações químicas. Nela são colocadas todas as informações em uma única linha por meio de símbolos.